sábado, 14 de abril de 2018

Projeto Quintais Produtivos é implantado pela ENGIE em comunidades rurais de Assú

Desde o mês de março, o projeto Quintais Produtivos está sendo implantado pela ENGIE Brasil Energia nas comunidades de Bela Vista Piató e Assentamento Professor Maurício de Oliveira, no município de Assú. A ação é proveniente do Subcrédito Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vinculado à instalação de uma usina da ENGIE em Pirassununga (SP), e teve aporte direcionado para as comunidades situadas no entorno da Usina Solar Assú V. O projeto consiste na instalação de hortas comunitárias em até 17 propriedades das comunidades, todas beneficiadas por ações e equipamentos que levam em consideração o melhor aproveitamento dos recursos naturais, como o uso de biofossa, a criação de galinha, o manejo ecológico do solo, a agricultura familiar, o gerenciamento de recursos hídricos e a gestão da pequena propriedade rural.
Na terça-feira (10) foi iniciada a entrega dos insumos aos beneficiários do Professor Maurício de Oliveira. Sete contemplados receberam seus kits contendo material de EPI (botas, luvas, máscaras, óculos, etc.), kit para jardinagem, sementes, bebedouros e telas para construção de aviário, além de outros itens. Na quarta-feira (11) será a vez da comunidade quilombola Bela Vista Piató, onde 10 famílias serão beneficiadas com a entrega dos kits. Nas próximas semanas ocorrerão a entrega dos demais itens, como distribuição de pintos e ração, por exemplo.
Receber esse kits está sendo um sonho realizado para mim. Pela primeira vez, depois de muitos anos convivendo com a plantação de mudas, agora posso ter minhas botas e ferramentas apropriadas para mexer na terra”, revela a agricultora e beneficiária Ana Maria da Silva, do Professor Maurício de Oliveira.
O projeto Quintais Produtivos consiste em mecanismos simplificados de produção de alimentos para famílias carentes que residem em pequenas propriedades. Localizado ao redor da casa, constitui-se em uma prática tradicional consorciada de cultivo de espécies vegetais e de criação de animais que produzem o ano inteiro.
Sabemos que uma produção otimizada de alimentos e um manejo adequado dos animais pode aumentar a produtividade de cada quintal ou terreno, gerando ainda mais benefícios para as famílias. Com isso, a ENGIE participa ativamente das comunidades que cercam as Usinas de Assú”, ressalta o Gerente da Obra da Usina Assú V, Rafael Caldeira.
As oficinas de capacitação seguem até final de maio. Elas são ministradas em vários módulos voltados para beneficiários e ouvintes. O valor aportado para esse projeto é da ordem de 200 mil reais e faz parte do compromisso social da Usina Solar Assú V com a comunidade onde ela está inserida. Localizada em Assú, à margem da rodovia BR-304, km 99, a Usina Solar Assú V tem capacidade instalada de 30 MW, com estimativa de abastecer uma cidade de até 130 mil habitantes. Assú V é fruto do Leilão de Reserva realizado em novembro de 2015, junto à ANEEL, sendo a primeira de cinco centrais de geração de energia solar da ENGIE previstas para região, formando o Complexo Fotovoltaico Assú.  A ENGIE investiu cerca de R$ 220 milhões na implantação da usina, gerando aproximadamente 400 empregos diretos no pico da obra. Ao todo são 320 mil painéis solares distribuídos numa área de 72 hectares.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário