sábado, 3 de fevereiro de 2018

Equipe responsável pelo monitoramento da Segurança Hídrica visita a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e verifica estrutura do reservatório que só tem 11%

Para acompanhar a situação hídrica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, uma equipe do Governo do Estado, responsável pelo monitoramento da Segurança Hídrica, realizou visita ao maior reservatório de água do Rio Grande do Norte. O objetivo do grupo foi verificar a estrutura e a atual situação volumétrica da barragem, além de vistoriar as obras da adutora emergencial, que está sendo construída pelo Governo do Rio Grande do Norte, através da CAERN, para atender as cidades de Assú e Mossoró. Com extensão de 11 quilômetros, o novo sistema adutor irá captar água do volume morto de Armando Ribeiro Gonçalves, que atualmente, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), possui apenas 11,1 % da capacidade total. Construída com recursos da CAERN, na ordem de 17 milhões de reais, a obra está em fase de assentamento da tubulação no trecho entre a Estação de Tratamento de Água da adutora Jerônimo Rosado até um novo ponto de captação dentro da barragem Armando Ribeiro. A expectativa é que a nova Adutora entre em operação neste mês de fevereiro, substituindo a captação para adutora Jerônimo Rosado e da cidade de Assú que está localizada às margens da BR-304, próximo à ponte sobre o rio Açu.
Os representantes do Governo do Estado também visitaram o sistema de captação de água para o Canal do Pataxó. A redução no nível da água da Barragem Armando Ribeiro estava causando a redução da vazão no canal, que abastece Itajá e mais oito cidades, através da adutora Sertão Central Cabugi. A CAERN atuou no local da captação, promovendo o prolongamento da tubulação que bombeia a água, evitando que o canal fosse prejudicado e, consequentemente, o abastecimento de água por parte da população.
Participaram da comitiva, a Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Ivan Júnior, e Secretário Adjunto, Mairton França; Diretor-Presidente da CAERN, Marcelo Toscano; Diretor-Presidente do IGARN, Josivan Cardoso; o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Elizeu Dantas; o geólogo da Semarh Paulo Varela, além de técnicos dos órgãos segundo informação do portal oficial do IGARN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário