quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Usina Solar em Assú entra na fase final de implantação

Com evolução de quase 90% das obras executadas, no aspecto geral, a Usina Solar Assú V entra em sua fase final de implantação no Rio Grande do Norte. Neste mês de novembro, duas frentes de trabalho estão avançando em ritmo acelerado na construção da Subestação de Energia Elétrica e da Linha de Transmissão, etapas importantes para posterior entrada em operação da Usina Solar, que tem prazo previsto para o final de 2017. Em paralelo, ocorrem também os serviços de instalação dos últimos painéis solares. As obras da Linha de Transmissão, rede de energia construída com objetivo de conduzir a energia elétrica que será gerada pela Usina Solar Assú V até a subestação mais próxima, Açu II, de propriedade da Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (CHESF) e localizada na zona urbana de Assú, já começaram. O projeto da Linha de Transmissão prevê a implantação de 14 km de rede, com tensão de 138 kV, 53 torres de concreto com altura máxima de até 34 metros, para-raios e sinalizadores aéreos em cruzamento de vias urbanas.
Atualmente as torres estão sendo montadas tanto no perímetro urbano de Assú como no trecho rural, seguindo o traçado até a subestação da CHESF, localizada à margem da RN-016, em um dos principais acessos ao município. A próxima etapa dessa frente de trabalho será o lançamento dos cabos. Na obra da Subestação de Energia Elétrica, unidade coletora responsável por transmitir a energia produzida pela Usina para linha de transmissão, os trabalhos avançaram cerca de 94%, até o início de novembro, nessa frente de trabalho. Atualmente, os serviços se concentram na conclusão da Casa de Comando da subestação e acabamentos finais da obra. As duas frentes de trabalho são executadas pelo consórcio ABB/Santa Rita, empresa contratada pela ENGIE.
‘‘A obra está no ritmo esperado e a previsão é que ainda em novembro iniciamos os testes finais para entrada em operação da Usina’’, afirma o gerente de Obras da ENGIE em Assú, Rafael Caldeira. Localizada à margem da rodovia BR-304, km 99, a Usina Solar Assú V é fruto do Leilão de Reserva realizado em novembro de 2015, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo a primeira de cinco centrais de geração de energia solar da ENGIE previstas para região, formando o Complexo Fotovoltaico Assú. O investimento é cerca de R$ 220 milhões e a capacidade instalada é de 30 MW. Toda energia gerada em Assú será conectada à reserva energética do Brasil através do Sistema Interligado Nacional.
Fonte: Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário