segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Primeira etapa do Mutirão para Emissão de Identidades promovido pelo ITEP em Assú aconteceu no final de semana

O Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP) realizou em Assú no último sábado, dia 09 de setembro o primeiro de dois mutirões com o objetivo de emitir primeira, segunda e terceira via de identidade. A ação se deu na Central do Cidadão e tem como meta a emissão de 500 documentos. A segunda e última etapa do mutirão está agendada para o próximo dia 23 também um sábado com início marcado para às 08h no mesmo local. A informação foi confirmada pela coordenadora das ações de cidadania do ITEP, Ustania Maria Rodrigues Fonseca. Ela observou que Assú foi a cidade escolhida para abrigar o Mutirão em razão de haver um grande número de documentos recusados quando os seus titulares vão fazer um exame ou outro procedimento no qual seja necessária a apresentação da identidade.
“A assinatura e a fisionomia acabam mudando e dificultando a identificação da pessoa. Aqui [em Assú] foi constatado que há muitos desses casos e nem todo mundo dedica um tempo para fazer a correção [outra via], um momento como é esse é oportuno”, explicou.
A identidade não tem prazo de validade. Mas em razão de mudanças decorrentes do tempo como a fisionomia, e o formato da letra na assinatura é recomendável que a cada dez anos haja substituição.
Isso evita fraudes e também é uma forma de manter os documentos sempre atualizados pois chega uma hora em que pode precisar”, frisou.
Ustania Maria Rodrigues Fonseca enfatizou que, para emitir a primeira via a qual é gratuita há necessidade apenas de se apresentar a Certidão de Nascimento (solteiros), Certidão de Casamento (casados) ou Averbação de Divorcio (divorciados) além do CPF e uma foto 3x4 recente e com fundo branco que pode ser feita na hora na própria Central do Cidadão.
A partir da segunda via a mesma necessidade sendo que esta será paga. Para segunda via é cobrado o valor de 25 reais e para terceira via 35. Quem tem acima de 60 anos de idade e precisar fazer identidade independente de qual seja a via estará isento de valores. Ou seja, o documento é gratuito nesse caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário