domingo, 23 de julho de 2017

Agosto: Jornadas de Formação em Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Desenvolvimento Local a partir do dia 10 em Assú

As Jornadas de Formação em Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Desenvolvimento Local ocorrerá na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, município de Assú, no período entre 10 e 12 de agosto de 2017.
Uma ação educativa que busca dialogar e refletir sobre os novos marcos legais e diretrizes das políticas de Educação Patrimonial, que intervenha e proponha ações continuadas entre o poder público e sociedade civil organizada, bem como sobre os significados da educação no contexto da noção de patrimônio cultural.
Um espaço horizontal de reflexão crítica e intervenções patrimoniais na cidade de Assú destinado a estudantes, professores, gestores, movimentos e grupos culturais, artistas e profissionais do turismo, da educação e da cultura que tenham interesse na difusão e preservação da memória e do patrimônio cultural com vistas à articulação comunitária e o desenvolvimento local e regional.
Assumindo a importância da dialogia entre os diferentes atores sociais na produção do conhecimento a programação das Jornadas propõe a presença em suas atividades de especialistas do campo da memória e do patrimônio cultural, de representantes da sociedade civil e comunidades tradicionais, do Poder Público e de instituições de preservação de todo a região do Vale do Assú.
Tal articulação pretende estimular a constituição de uma rede que envolva profissionais, instituições, iniciativa privada, estudantes, gestores e comunidades em um trabalho conjunto com vistas ao desencadeamento de um processo permanente de ações centradas no patrimônio cultural como fonte de conhecimento desenvolvimento local.
A programação das Jornadas será composta de rodas de diálogo, exposições fotográficas, intervenções patrimoniais e apresentações culturais que tratarão de questões relacionadas à legislação e políticas públicas para o campo da memória e do patrimônio cultural, educação patrimonial, turismo de base comunitária, economia da cultura, desenvolvimento local e etc.
Inscrições e maiores informações em: 
http://jornadaspatrimoniaisassu.com.br/
PROGRAMAÇÃO:
10, 11 e 12 de agosto de 2017
10/08 - QUINTA-FEIRA 
8h às 9:30h- Credenciamento. 
9:30h - Mesa oficial de abertura do evento com a presença de autoridades, instituições convidadas e organização das Jornadas.
10:30h – Conferência de abertura. Novas diretrizes da política nacional de Educação Patrimonial;
Palestrante: Sônia Rampim Florêncio (Coordenadora de Educação Patrimonial / IPHAN)
12:00 – ALMOÇO.
14:00 – Apresentação dos grupos, comunidades e iniciativas de memória, patrimônio e museologia social presentes nas Jornadas.
15:30 – INTERVALO. Lanche
16:00 – Valorização do patrimônio cultural e proteção aos conhecimentos e referências culturais dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
Participantes: José Minervino (Comunidade Indígena Caboclos); Paulo Márcio (Comunidade Quilombola Picada), Lúcia Tavares (Centro Histórico Cultural dos Indíos Tapuia Paiacus da Lagoa do Apodi, Rafael Potiguara (Projeto Saberes Indígenas / Comunidade Indígena Amarelão).
Mediação: Daniel Luna (Instituto Cobra Azul)
18:00 – Abertura das exposições na Casa da Cultura de Assu.
- Chico Daniel: memória e tradição do mamulengo na escola. 
- Rede de Pontos de Memória
- Arqueologia 
19:00 – Noite cultural.
Local: Casa da Cultura de Assú
11/08 - SEXTA-FEIRA
8h - Oficinas e / ou minicursos 
10h. INTERVALO. Lanche
10: 30 Oficinas e /ou minicursos
12h – ALMOÇO.
13:30 – Roda de diálogo: Projetos culturais, turismo de base comunitária, patrimônio cultural e desenvolvimento local.
Participantes: Nivaldo Aureliano (Ação do Buraco ao Mundo / PB), 
Heraldo Alves (Museu Indígena Jenipapo Kanindé / Rede Cearense de Turismo Comunitário), João do Cumbe (Associação Quilombola do Cumbe / Rede Cearense de Turismo Comunitário), Penhinha Teixeira (Escola Viva Olho do Tempo / Vale Gramame)
15:30. INTERVALO. Lanche
16h – Roda de diálogo: Educação Patrimonial: redes de memória, patrimônio e museologia social.
Participantes: Sônia Rampim Florêncio (Coordenadora de Educação Patrimonial / IPHAN), João Paulo Vieira (Projeto Historiando / Rede Cearense de Museus Comunitários), Átila Tolentino (Coordenador da Casa do Patrimônio da Paraíba / IPHAN), Raimundo Melo (Rede Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN).
19h – Apresentação Cultural
12/08- SÁBADO
8h - Oficinas e / ou minicursos 
10h. INTERVALO. Lanche
10: 30h Oficinas e /ou minicursos
12:00 – ALMOÇO. 
13:30 – Roda de diálogo: Experiências comunitárias de patrimônio, memória e museologia social
Participantes: Talita B. de Souza (Museu Nísia Floresta / RN), Maria Aldeiza (Ponto de Memória Chico Daniel / RN), Rafael Potiguara (Projeto Saberes Indígenas / Comunidade Indígena Amarelão / RN), Larissa Isidoro Serradela (Ação do Buraco ao Mundo / PB);
Mediação: João Paulo Vieira (Projeto Historiando / Rede Cearense de Museus Comunitários)
15:30 – INTERVALO. Lanche
16:00 – Discussão sobre a constituição de Rede de Memória e Patrimônio que envolva profissionais, instituições, iniciativa privada, estudantes, gestores e comunidade em um trabalho conjunto com vistas ao desencadeamento no Vale do Açu de um processo permanente de ações centradas no patrimônio cultural como fonte de conhecimento desenvolvimento local.
19:00 – CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO. 
25 /06 (Domingo) - Programação opcional
9h - Visita a uma comunidade / Apresentação do Roteiro Patrimonial
Oficinas/minicursos:
Oficina 1 - Educação Patrimonial: construindo roteiros das referências culturais locais.
Ministrante: Átila Tolentino (Coordenador da Casa do Patrimônio da Paraíba / IPHAN);
Oficina 2 - Oficina de Cartografia patrimonial.
Ministrante: Samuel Gomes 
Oficina 3 – Oficina de Inventário Participativo das referências culturais. 
Ministrante: João Paulo Vieira (Projeto Historiando / Rede Cearense de Museus Comunitários), 
Oficina 4 – Oficina / vivência de educação patrimonial
Ministrantes: Nivaldo Aureliano e Larissa Isidoro Serradela (Ação do Buraco ao Mundo / PB)
5 – Oficina de Fotografia, Memória e Identidade
Ministrante: Raimundo Melo (Rede Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN).
6 – Oficina de Ensino de História, memória e história local.
Ministrante: Andreza Oliver (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte / UERN).
Conteúdo integral extraído da página que divulga o evento no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário