domingo, 1 de janeiro de 2017

Com quatro homicídios julho foi o mês mais violento de 2016 em Assú

Rua Aldemar de Sá Leitão - Minutos após a morte de 'Bola de Ouro'
Na sexta-feira, passada dia 30 de dezembro foi registrado o último crime de homicídio de 2016 em Assú. A vítima do assassinato ocorrido no bairro São João foi Marcos Sena de Souza. ‘Chico Farinha’ como era conhecido foi morto segundo a polícia por um individuo que chegou ao local onde a vítima estava e abriu fogo. Em seguida o matador fugiu em companhia de um comparsa em uma motocicleta.
Janeiro: A série de assassinatos do ano foi aberta no dia 17 do primeiro mês do ano. Na ocasião, Francisco Jaci de Santana (43) foi morto enquanto dormia em um imóvel próximo ao trevo de acesso ao município de Paraú.
Março: A segunda morte violenta do ano teve como vítima Gilvan Francisco da Costa (20) morto dentro de casa no bairro Parati 2000. Nos dois casos as mortes foram praticadas com a utilização de arma de fogo.
Abril: No dia 07 o terceiro crime de morte do ano foi praticado contra o mototaxista José Torres do Nascimento (45) cujo corpo foi encontrado as margens da RN 233, próximo a comunidade rural de Limoeiro no município. O outro crime no mês de abril no dia 28 teve como vítima Edmilson Vicente da Silva. Relatos divulgados na época davam conta que a vítima também conhecida pelo apelido de Cocó, foi retirada de dentro de casa por homens armados que o executaram.
Maio: Nesse mês foi morto a pauladas Francisco Carlos da Rocha. O crime foi no dia 07 por voltas 21h no Conjunto Irmã Lindalva. O trio responsável pela prática do homicídio contra ‘Carlinhos Marchante’ apelido da vítima foi preso pela polícia local.
Nessa lista também está a morte de Josivaldo Jorge da Silva. O mesmo levou a pior num confronto com a polícia no bairro Frutilândia. Foragido da justiça, ‘Vaqueiro’ como era conhecido entrou em embate com militares da Força Tática e caiu sem vida no interior de uma serraria próximo a uma escola pública.
Vaqueiro já era bastante conhecido da polícia. Respondia por tráfico de drogas crimes de homicídio. E mais, cerca de 30% dos assaltos praticados na cidade tiveram participação desse criminoso que morreu em confronto com a polícia”, disse Marcelo Aranha que na época era delegado da Polícia Civil em Assú.
Junho: Nesse mês na madrugada do dia 05 uma confusão em um circo na comunidade rural do Poré terminou com a morte de Milton Rocha de Medeiros. A vítima foi socorrida para o hospital de Assú onde já deu entrada sem vida. Também foi ferida e socorrida para a unidade hospitalar Erineide Alves de Oliveira Silveira.
Julho: Esse foi o mês mais violento do ano. Além de várias tentativas, quatro homicídios, foram consumados. No dia 10, Reginaldo Romão Oliveira (26) foi assassinado enquanto estava em um bar na comunidade rural de Lagoa do Ferreiro de Fora.
Eu ouvi os tiros e vi as pessoas correndo. Não fui olhar. Quando tem tiro quem tem juízo fica longe”, disse uma testemunha que estava no local quando os matadores de Reginaldo Romão praticaram o crime.
Dois dias depois a polícia registrou mais dois homicídios. Por volta das 12h40 na Rua Aldemar de Sá Leitão foi morto José Camilo de Medeiros (52). ‘Bola de Ouro’ como era popularmente conhecido foi morto dentro de casa enquanto estava deitado em uma rede na sala do imóvel como informou um irmão da vítima.
Mais tarde antes das 18h José Paulino da Silva – Paulinho do Gesso foi perseguido e morto a tiros na Rua Professor Hélio. O atual delegado da cidade Cidorgeton Pinheiro disse que os autores do crime estão prestes a ser presos.
No dia 31, Francisco Cândido da Silva – Careca entrou para a estatística mortal. Ele foi baleado, na travessa Marieta Borges no bairro Vertentes e morreu no Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos para onde foi socorrido por populares.
Outubro: No dia 02 data das eleições municipais John Maycon Bezerra de Araújo, 23 anos de idade foi morto em casa no bairro Parati.
Dezembro: No último mês do ano dois assassinatos em Assú. Além do que foi mencionado no início da matéria, por volta das 05h do dia 14, Martinho Ozibio dos Santos (36), foi morto com golpes de arma branca. O assassino foi preso. À polícia Francisco Carlos Berto disse matou para revidar agressão. Segundo Cabo Edno da Polícia Militar ele esteve na cena do crime e por mais de uma vez quis retirar o lençol que esteva sobre o corpo da vítima. A ação denota a frieza de Francisco Carlos que parecia querer se certificar que era mesmo 'Etin' como era conhecido Martinho que estava ali morto.
No nosso arquivo encontramos esses 14 registros. Observamos, porém, que é possível que outras mortes violentas tenham acontecido e que eventualmente não divulgamos nesse espaço virtual ao longo de 2016 e/ou aqui nessa estatística anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário