segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Vertentes, Dom Eliseu e Centro são as áreas de Assú com elevada taxa de infestação de focos do Aedes aegypti

A notícia foi dada pela agente de endemias do município de Assú, Camila Carvalho ao se reportar acerca das visitas domiciliares feitas a cada dois meses. Ela relata que não há resistência por parte da população, a não ser quando chega em locais onde constata-se um alto índice de infestação de focos do mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika vírus pela falta de cuidado por parte de alguns moradores.
A recepção às nossas visitas é sempre positiva. Mas às pessoas têm dificuldade em atender as nossas orientações. Nosso trabalho como agente não é apenas colocar o ‘veneno’ na água para matar as larvas do mosquito. A nossa principal tarefa é a conscientização das pessoas e elas não seguem isso”, disse.
Em sua avaliação o nível de infestação está alto na cidade como um todo e citou três bairros para exemplificar a situação.
“A gente sempre observa alguns bairros que são mais problemáticos. Entre eles o Dom Eliseu, Vertentes e o centro. É muito difícil citar um bairro que não tenha uma alta taxa de incidência do mosquito”, concluiu.
De acordo com Wallace Stoessel da coordenação local de combate a doenças endêmicas, em Assú o índice de infestação está na marca de 3.9 o que é bem acima do tolerável pelo Ministério da Saúde.
Nós teríamos que ter um índice abaixo de 1 e estamos com 3.9. Isso sem está chovendo e já estamos preocupados. Quando começar a chover será mais preocupante ainda. O trabalho dos agentes não parou esse ano. A gente teve dificuldades com o transporte, mas foram sempre superadas, o pessoal está em campo, mas está faltando a colaboração da população no sentido de fazer a sua parte limpando o seu quintal, tendo atenção na sua casa, no seu muro”, observa Wallace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário