terça-feira, 8 de novembro de 2016

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves: Faltando pouco para atingir o volume morto

Quanto mais o tempo passa mais preocupante é o estado em que se encontra a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves no Vale do Açu. Dados do monitoramento divulgados nesta terça-feira, dia 08 de novembro pelo engenheiro Rafael Mendonça chefe da unidade do Departamento Nacional de Obras Contras às Secas (DNCOS) em Assú, mostram que o reservatório está com menos de 17% da sua capacidade total de armazenamento. A barragem está na cota 37,38 metros o que corresponde a um volume atual de 406 milhões, 707 mil 600 metros cúbicos. Ou seja,16,95% é a reserva hídrica do manancial que tema capacidade máxima de 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos.
De acordo com Rafael Mendonça até o final de março do ano que vem a barragem responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40 cidades localizadas nas regiões do Vale do Açu, Seridó, Oeste e Central do Rio Grande do Norte atingirá o seu volume morto, ou seja, a reserva hídrica chegará a algo em torno de 10%. A única forma de isso não acontecer é chover de forma intensa nas regiões de onde vêm água para a maior barragem do Rio Grande do Norte que mata sede de cerca de 480 mil pessoas no Estado. O nível de água segue se mantendo como o menor desde a sua inauguração há mais de 30 anos.
A publicação do DNOCS mostra ainda, que no mês de outubro a barragem perdeu 45 centímetros da sua lamina de água, o que corresponde a 23 mil 359 metros cúbicos. Já no tocante ao Açude Público do Mendubim o reservatório encontra-se atualmente com a reserva hídrica de apenas 8,49%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário