segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Pastor Batista em Assú destaca aspectos da Reforma Protestante

Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro vivencia-se a comemoração dos 499 anos da Reforma Protestante que teve início quando Martinho Lutero afixou suas 95 Teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg na Alemanha em 31 de outubro de 1571. Apesar de historicamente não confirmado, foi um acontecimento que mudou o mundo.
A Reforma Protestante segundo os críticos e historiadores, foi um movimento que mudou a história do povo ocidental. Não se pode falar da cultura ou da história ocidental e não tocar na Reforma Protestante. Na questão religiosa ela defendia a Bíblia como a única regra de fé e prática, e que o homem pode ser o seu próprio sacerdote tendo Cristo como o sacerdote maior. Ou seja, você se achegar a Deus através da sua comunhão com Ele sem uma intermediação. A Reforma defendeu o seu direito de buscar a Deus o que antes não era bem assim. Os leigos não tinham tanta liberdade de cultuar a Deus”, explicou o titular da I Igreja Batista da Convenção em Assú, pastor Joaquim Pinto de Mesquita Neto em entrevista que concedeu à Rádio Princesa do Vale.
O dirigente evangélico afirmou que a Reforma Protestante também provocou mudanças no aspecto político da época em que esta veio à tona.
A Reforma Protestante também provocou mudanças políticas na época em que teve início. Ela destrói um certo absolutismo e horizontaliza mais os direitos e os poderes das pessoas a partir do ensinamento Cristão que é solidário e de comunhão onde todos se veem como irmãos sendo Cristo o modelo maior”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário